Convenhamos de forma pacífica e clara, quem conhece apenas Rio e São Paulo conhece o dinheiro, mas não o Brasil. Há quem passe a vida ganhando recursos em São Paulo e Rio para depois ir ser feliz nos Estados Unidos, Europa, Caribe, como o senador Acir Gurgacz, que até se indispôs com a opinião pública ao requerer viajar para lá mesmo em prisão em regime aberto.
Conheço o Tocantins já todinho de cabo a rabo, graças a este jovem suplente de senador incrível, Terciliano Gomes, que também é vereador na cidade mais desenvolvida do Estado, Araguaína. Passei a morar uma parte do ano por lá considerando que me casei com filha única de lá, que necessita fazer seus negócios fora de lá. Nada disso vem ao caso. O que desejo que considere é o clima do Tocantins. O verão por lá é coisa surpreendente para um paulista encariocado como eu. Surreal você estar no Tocantins. Esta foto de capa é do muncípio de Aurora do Tocantins, situado a sudeste do Estado, está disntante 486km de Brasília e a 530km de Palmas. Pessoalmente sou da tribo de Xambioá, que é outro município bom de veraneio. Localiza-se a uma latitude 06º24'40" sul e a uma longitude 48º32'11" oeste, estando situada na margem direita do Rio Araguaia, a uma altitude de 141 metros. Sua população é acolhedora e na maioria, por causa do Terciliano Gomes e sua mulher Tainá, formada por amigos pessoais hoje em dia. Mas tem muita coisa linda por aqui, locais de praia de água doce em cidades como Araguatins, Aeraguanã, Pau Dárcos, Babaçulandia, Filadélfia. Primeiro, no verão você tem um calor imenso durante o dia, águas cheias nos rios Araguaia, Tocantins e até no rio Lontra que se mau informadoé possível, risos, que você também nunca tenha ouvido falar. No mesmo verão, à noite, e esse é o melhor dos mundos para um mortal, você tem frio. Sim, a temperatura abaixa lá pelas 19hs em diante no máximo e ninguém segura a felicidade do relaxamento do coração e do pulmão. Amanhece com friozinho de outono e ai até a bicharada fica com relaxamento voluntário. Acorda já super em paz com aquele frioleco anunciando que lá vem o calor aos poucos. Durante o dia aquela quentura tipo seguuuuuuuuura peão.
Nunca embarque para o Jalapão pensando só naquele Jalapão que a Globo mostra e até colocou na novela. Pense no Jalapão que o Pablo Escobar conheceu e a Netflix mostrou ao mundo. Porque o Jalapão do consumo será só para você consumir 1% do que é o ponto turístico mencionado. jamais pense no Tocantins como um lugar de gente sub. Por lá existe mais incidência de tecnologia por habitante do que no Rio e SãoPaulo, imagine nas outras capitais então, exceto Curitiba. Acesso à politícas pública de crescente qualidade na saúde, educação, há excelente atendimento à população e um controle maior da população sobre as ações dos agentes públicos. Programas sociais de inclusão funcionam também à vera porque poder público e sociedade juntam forças em proporção maior do que no resto do País, talvez por ser um Estado novo com pouco mais de sessenta anos de idade. Uma vez na vida, deixe a mesmice e conheça o Tocantins. Voltar para me agradecer não precisa não, basta louvar a Deus por ter criado algo tão lindo, maravilhoso e diferente de tudo que você já viu na vida.

0 Comentários