Terapias Integrativas e Holísticas 



O QUE É A TERAPIA E PARA QUE SERVE ?


            A terapia é uma boa ferramenta para você não só conhecer, mas também para poder analisar e encarar os seus problemas a partir de outro ponto de vista e usar alguma técnica disponível a seu favor.

            Os amigos podem nos dar conselhos, mas muitas vezes estes não são suficientes ou não são exatamente o que precisamos.

            É nesse momento que os terapeutas entram em cena. A sociedade está começando a admitir que a terapia não serve apenas para os infelizes, deprimidos, ansiosos, suicidas e loucos.

            Cada vez mais pessoas têm vontade de buscar na terapia uma contribuição que não conseguem encontrar em outro lugar.

             Para pedir ajuda a um profissional não é preciso estar louco nem fora de si. Pelo contrário, hoje em dia é bastante comum ir à terapia para melhorar e conhecer melhor o próprio interior.
  
           A terapia se transformou, para muitas pessoas, em um espaço onde é possível explorar suas luzes e suas sombras e aprender com elas. 

       Não se trata de receber conselhos de fora para dentro de alguém que não conhece você, mas de aprender a enxergar os seus problemas a partir de outra perspectiva e até buscar de forma fácil e alegre a cura definitiva para eles.




                                      TERAPIAS INTEGRATIVAS



          A terapia integrativa resulta da união de um vasto conjunto de práticas e técnicas voltadas para cuidados na área de saúde.

            Esse conceito é fruto de uma visão mais ampliada da relação entre terapeuta e paciente, a qual deve ser pautada na multidisciplinaridade e voltada para ajudar a promover uma vida mais equilibrada.

           Os tratamentos propostos pela terapia integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias existentes nos indivíduos.

           Para isso, a terapia integrativa, através de diversas técnicas, procura solucionar problemas físicos, mentais e emocionais dos pacientes.

           Assim como a medicina integrativa, as terapias integrativas pretendem olhar o processo de cura do paciente de maneira global.

           Elas não funcionam separadas da medicina convencional. Ao contrário, essas técnicas e práticas se baseiam na união de conhecimentos e na construção de um saber mais efetivo, amplo e profundo.

          Portanto, a medicina e a terapia integrativa devem ser vistas como áreas do saber que se somam e podem auxiliar a medicina convencional nos tratamentos.

         Esse esforço de unir técnicas, práticas e conceitos pretende produzir um grande corpo de conhecimento voltado para a conquista de uma qualidade de vida melhor.

       A terapia integrativa considera cada pessoa em suas peculiaridades, o que, por sua vez, requer uma abordagem vinculada ao reestabelecimento do equilíbrio e à erradicação das raízes do sofrimento.

     Ela não visa apenas o tratamento dos sintomas, mas a resolução dos problemas de base.


                                  

                                   TERAPIAS HOLÍSTICAS



             O termo holístico é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".

           A terapia holística, diferente de outras áreas terapêuticas, faz uma análise da pessoa como um todo. O objetivo é ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético. ... É o que se chama de medicina holística.


         A palavra holística vem de "holos" que significa todo, inteiro. Dai que o princípio da terapia é tratar o ser humano como um todo.

      Nós somos formados por elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais, mas normalmente só damos atenção aos sintomas e doenças do corpo físico e, às vezes, do corpo emocional..

           Terapia holística é um nome genérico dado a várias técnicas que têm em comum entre si o fato de  enxergarem o ser humano em sua integridade, e não como um fragmento. 

       Ela busca tratar simultânea e fonomenologicamente todas as áreas da vida de uma pessoa, concentrando não apenas nos sintomas, mas também nas causas que dão origem aos problemas que a afligem.

           
         É comum ver pessoas de todas as idades que se encontram em estados emocionais, mentais ou espirituais negativos. Muitas delas não conseguem desenvolver suas atividades diárias da forma como precisam.

      Em casos como estes e muito outros, as terapias holísticas podem ajudar muito. 

        As terapias também podem ajudar a clarear questões como insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e inseguranças.



                            Outro Benefícios da terapia


       A terapia holística promove o equilíbrio físico, psíquico, espiritual e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel no meio em que vive.

        Através de variados métodos, um bom terapeuta tem condições de investigar o que está ocasionando o desequilíbrio e assim pode ajudar as pessoas a lidarem com problemas como:


estresse físico ou emocional;
dores nas costas;
tensão excessiva;
depressões;
insônia;
TPM;
ansiedades;
medos;
síndromes;
bloqueios;
traumas.

          



0 Comentários