O inconsciente é um mundo ainda bem desconhecido.

Essa parte mais profunda da mente não apenas controla você, mas você também a controla.

Basta explorar com desenvoltura o inconsciente que ele pode trazer um impacto positivo à sua nossa experiência de percepção da vida.

Muito antigamente, antes dos estudos profundos da Psicanálise, usava-se muito a expressão "subconsciente", mas não se trata de um termo científico.

Optamos, por conveniência e exatidão, por utilizar a palavra "inconsciente", empregada por Freud.




A mente inconsciente é fascinante.



Freud definiu o cérebro como um iceberg, onde enxergando, a superfície, vemos apenas a ponta.

A parte consciente do cérebro pode ser a que controlamos e usamos quando tentamos resolver um quebra-cabeça ou aprender uma nova habilidade, mas mesmo nesses processos, a mente inconsciente realiza muito trabalho pesado.




1. O inconsciente controla 95% das nossas lembranças
O cérebro médio tem cerca de 10.000 sinapses por célula. Cada sinapse passa sinais elétricos ao redor do seu cérebro, que, basicamente, diz ao seu corpo quando fazer as coisas. Além disso, segundo os cientistas, o cérebro humano é capaz de conter uma quantidade de dados que é cerca de 100 vezes o tamanho da Biblioteca do Congresso dos EUA. Essa é uma quantidade enorme de informações, e a maior parte delas está oculta sob a superfície - 95% para ser preciso.
Para demonstrar como nossa memória inconsciente nos ajuda constantemente, pense em dirigir. Depois de algumas semanas percorrendo a mesma rota, você já pode fazê-lo sem pensar: está no piloto automático. Esse é o inconsciente trabalhando.


2.  Mesmo dormindo o inconsciente está sempre ativo

A mente inconsciente não dorme quando a parte consciente dorme. Além de manter suas funções corporais (como a respiração), ela permanece alerta e absorve as mensagens enquanto você dorme. Se você adormecer em frente à TV, seu inconsciente ouvirá cada palavra que está sendo dita. Essa é a razão pela qual algumas pessoas tocam música suave enquanto dormem ou ouvem mensagens poderosas antes de dormir.3. Fala uma linguagem diferente​Inconsciente funcionamento do cérebro

Todas as informações e dados constantemente coletados e armazenados no inconsciente são comunicados a nós em imagens, sentimentos, sensações e sonhos. Essas representações são feitas verbalmente pelo nosso consciente. O inconsciente não fala com palavras. 4. É habitualInconsciente  hábitos

Conforme o exemplo de dirigir um veículo, a mente inconsciente é habitual e reconhece padrões. Se você repetir a mesma coisa seguidamente, ela será mantida intacta pela sua mente inconsciente. Isso é particularmente interessante no caso da motivação - se você repetir palavras e mensagens positivas e motivacionais, poderá realmente mudar sua perspectiva no longo prazo.5. Entende tudo literalmente​Inconsciente  compreensão literal

Não existem subterfúgios quando se trata de sua percepção inconsciente. Nossa mente inconsciente é incapaz de racionalizar - um exemplo clássico disso é que ficamos assustados com filmes de terror ou imagens claramente photoshopadas. Sabemos que não há nada a temer, mas nossa mente inconsciente reage como se houversse perigo real.





6. O inconsciente  só conhece o AGORA, o presente.
A mente inconsciente não tem uma percepção do tempo. Só pode pensar em termos do presente.
Isso se conecta ao tópico "treinamento" do inconsciente que foi abordado anteriormente.
Se você quer acreditar que conseguirá algo, precisa se visualizar alcançando o que deseja no momento presente.

7. O inconsciente  não reconhece proibições, pois não consegue processar a palavra NÃO

Como a mente inconsciente não é verbal, mas apenas representacional, não pode processar o significado de "não". Dessa forma, se você pensar repetidamente em 'NÃO vou comer chocolate'; a imagem mental inconsciente que você obtém é de... bem, comer chocolate. Em vez disso, você pode visualizar uma imagem mental do que deseja: comer uma maçã, por exemplo.


8. O  inconsciente precisa de meditação, funciona quando estamos relaxados ou distraídos.
A mente inconsciente funciona melhor quando você não está alerta. Esta é a razão pela qual suas conclusões mais brilhantes e engenhosas chegam até você no chuveiro. Ou quando você olha fixamente pela janela em um ônibus. Quando estamos em paz e distraídos, o inconsciente pode ser muito produtivo.9. Fluxo de pensamento mais rápido Inconsciente  pensamento rápido

Estudos que datam da década de 1970 concluíram que o corpo começa a se preparar para a ação mais de um terço de segundo antes de tomarmos conscientemente a decisão de agir. Em outras palavras, muitas vezes pensamos que tomamos uma decisão consciente, enquanto o inconsciente (ou nosso 'instinto') já decidiu por nós.


10. ​Inconsciente tem o poder da visualização

Não menospreze o poder que seu inconsciente tem sobre seu desempenho! Já mencionamos o impacto que a visualização tem sobre o inconsciente e, na verdade, o fato é apoiado por pesquisas. Em 1972, o psicólogo esportivo Richard Suinn conduziu um experimento em que a visualização fazia parte do treinamento de atletas olímpicos. Quando uma equipe de esquiadores foi convidada a visualizar o esqui, os sinais elétricos de seus cérebros eram comparáveis aos encontrados no dia em que eles estavam realmente esquiando. Um estudo semelhante realizado na França mostrou que os atletas de salto em altura que visualizaram seu salto alcançaram melhores resultados 45% das vezes.

0 Comentários