Essa doença que a cantora  Anitta sentiu em 2019 é mais comum do que podemos imaginar.


E você já sabe se tem ou se não tem estafa?



Quer saber?



Então, faça esse teste de indicação.


Não quer dizer grandes coisas isso feito aqui desse jeito, claro, mas já vai acender uma lanterninha para você começar a pensar nesse assunto de forma talvez mais feliz que pessoas que deixaram isso retardar e crescer por demais.


 Trata-se da chamada  síndrome de burnout ou Estafa.


Doença do ramo do esgotamento mental ocasionada muitas vezes pelo trabalho ou, em algumas pessoas, pode ser consequência da perda de um parente ou propriedade/negócio.


Quem tem estafa, constantemente tem a sensação de cansaço, falta de energia e ânimo para realizar as menores coisas da vida, até mesmo as tarefas mais comuns que antes davam prazer.


Essa doença envolve acompanhamento psicológico e principalmente psiquiátrico.



O corpo, quando em estafa, apresenta queda de hormônios e neurotransmissores (como o cortisol).


Nesse sentido, o que faz o ser humano ficar em alerta e ativo, simplesmente, “está esgotado”.  Como consequência, perda de memória, desânimo, alterações de sono, cansaço excessivo e crônico.

Uma forma alternativa bem eficiente para lidar com tudo isso são as Barras de Access, originária para esse fim criada pelo  psicólogo norte americano, Gary Douglas, que passou por isso e muito mais na própria pele.


Trata-se de uma técnica corporal e energética que traz ótimos resultados para a mente e para o corpo.


Normalmente, uma sessão de barras de access equivale a 02 horas de meditação profunda, conforme aprendemos nas classes que transmitem a técnicas para uso dessa ferramenta.


Em todo caso, você tendo ou não estafa, eis abaixo uma lista de itens que vão ajudar a determinar se você apresenta indícios dos sintomas do burnout ou não.




Dê sua nota de 1 a 5 para cada afirmativa, sendo: 




Nota 1 significa que você discorda muito com a afirmativa.


Nota 5 significa que você concorda muito com a afirmativa.


Considere apenas os últimos 5 meses de vida ao preencher o seu checklist.


Esclarecemos que qualquer dúvida e diagnóstico precisa ser feito com a consulta de um especialista. O auto diagnóstico é extremamente perigoso. Muitas informações na internet não possuem embasamento científico, além de que é necessário exames específicos para com segurança identificar qualquer transtorno.




Veja os resultados somando todos os pontos marcados:


0-30 pontos: não corre perigo de burnout

31-45 pontos: você está desenvolvendo alguns dos sintomas do burnout

46-60 pontos: você está nos estágios iniciais de burnout

61-75 pontos: você está de fato num processo de estafa ou burnout 76- ou mais: você está em processo avançado de estafa ou burnout


0 Comentários