Bert Hellinger, por bastante tempo seguirá como um dos maiores filósofos humanistas dos séculos 20 e 21. 

Suas descobertas na área da terapia familiar transformaram a vida de milhões de pessoas e continuam ainda hoje trazendo benefícios significativos. Isso com relação aos relacionamentos, e  em todas as áreas que envolvem a constelação sistêmica. Ele tem uma obra bastante vasta, tendo escrito mais de 80 livros de constelação, sobre diversos assuntos.

Nesse contexto, os temas centrais de seus livros estão sempre adequados à ótica da Constelação Sistêmica e Familiar. Trata-se do método que ele desenvolveu a partir dos seus estudos e experiências.

Aos que desejam entender melhor os conceitos desenvolvidos pelo autor, listamos aqui 7 livros mais importantes de constelação de Bert Hellinger. São livros que auxiliarão você a entender melhor o conceito e a sua metodologia. 

O mais simples nessa estrada será você iniciar essa compreensão com base no tema de seu interesse como família, relacionamento amoroso ou também no ambiente empresarial.


 “Ordens do Amor”


Ordens do Amor é um obra densa, vívida e transborda idéias surpreendentes. Nela, o autor nos convida a acompanhá-lo em direção ao conhecimento, onde o entendimento é libertador. A partir disso, nasce a observação das complexidades de um sistema familiar.

É neste momento que, torna-se claro que muitas enfermidades começam a desenvolver-se nos casos quando a pessoa ama, mas não conhece as Ordens do Amor. A compreensão dessas ordens torna-se, portanto, o ponto de partida para a solução de questões complexas de nossa vivência, e abre caminho para a cura.

Toda pessoa interessada em conhecer e estudar o trabalho com as Constelações Familiares, desenvolvido e praticado por Bert Hellinger, encontrará neste livro um amplo material didático.

Ordens do Amor inspira-nos humildade e nos comove ao nos fazer presenciar a veemência das forças do Destino. Ao mesmo tempo, contudo, nos oferece uma saída por levar-nos por caminhos que às vezes mudam os destinos considerados os mais problemáticos.

Livros de Constelação: “Simetria Oculta do Amor”
Este é o primeiro livro de Bert Hellinger a ser traduzido no Brasil. Nesse contexto, ele aborda as bases do trabalho dentro das constelações familiares. No entanto, isso feito do modo como Hellinger o praticava no início de seus estudos.

A Simetria Oculta do Amor traz de forma aprofundada— e prática — a razão pela qual o amor faz com que os relacionamentos deem certo. Assim, é destinado a todas as pessoas que querem trabalhar suas relações familiares e sentimentais.

Nesse contexto, o conteúdo pode ser aproveitado até para estudar temas como problemas relacionados à saúde, perdas e lutos. Assim sendo, até mesmo comportamentos destrutivos podem ser melhor entendidos.

Dessa forma, é do interesse também de todos os terapeutas e profissionais especializados em relacionamentos familiares. Assim, a leitura faz com que o leitor se sinta motivado a aprofundar a compreensão que têm da vida no âmbito familiar.



“O Amor do Espírito”


É uma abordagem sobre o amor a serviço da vida. Nesse contexto, o livro traz uma discussão sobre a superação aos limites que geralmente colocamos em nós e nos outros. Além disso, em O Amor do Espírito o autor comenta a distinção entre o bem e o mau.

Esse livro também ensina o entendimento básico sobre o amor. Dessa forma, discute-se como esse entendimento constitui uma nova ciência, que engloba todas as relações humanas – A Ciência do Amor.

Aqueles que têm interesse pelo tema, encontrarão neste livro as compreensões básicas que nos ajudam a superar diversas barreiras que bloqueiam o amor. Isso em todos os seus níveis.



“Constelações Familiares”


Constelações Familiares é na verdade, uma entrevista conduzida pela jornalista de uma rádio alemã. Nela, Gabriele Ten Hovel conversa com o terapeuta Bert Hellinger a fim de entender esse trabalho em Constelações.

Suas perguntas a conduzem a aprofundar-se na compreensão de Hellinger acerca das ordens fundamentais do amor. Assim, discute-se o papel dessas ordens na família e também nos limites da ajuda possível por meio do método criado por ele.

Dessa forma, ao ler “Constelações Familiares”, o leitor pode conhecer o que essa jornalista de ideias lógicas e Bert Hellinger analisam sobre a condição humana. Nesse contexto, para o terapeuta, este livro é uma oportunidade para esclarecer diversos mal-entendidos como o conceito do emaranhamento.

Além disso, é uma maneira de explicar também o que ele quer dizer com conceitos complicados como os “movimentos da alma”.



Para Que o Amor Dê Certo


Para que o amor dê certo é a compilação de um workshop realizado por Bert Hellinger com 20 casais.

No final do livro, Hellinger trata de outros tópicos pertinentes ao assunto do relacionamento amoroso. Assim, o autor aborda as dinâmicas que atuam sobre a família de origem dos parceiros. No entanto, isso de forma que os impedem de vivenciar esse relacionamento de forma plena.

“Para que o amor dê certo” traz relatos de constelações com diversos casais. São relatos acrescidos de perguntas, discussões e comentários. Dessa forma, o autor consegue colocar em perspectiva o processo multidimensional das relações.

Libertados Somos Concluídos
“Somente quando a fruta madura cai à terra desprende aquilo que serve ao futuro”. Foi com estas palavras que Bert Hellinger introduziu os textos deste livro.

Libertados somos concluídos apresenta respostas a perguntas que são essenciais nos discernimentos das ações humanas possíveis e em determinados pontos, necessárias.

Este é um livro de profunda sabedoria e de um legado, que gira em torno dos temas Despedida, Reconciliação e Frequência de certas ações.



Amor a Segunda Vista


Todos nós precisamos de uma vida toda para conhecermos os segredos de uma relação à dois e às vezes nem isso é suficiente” (Bert Hellinger). Ouvir pela primeira vez o “Eu te amo!” é geralmente o início de um relacionamento amoroso.

O enamoramento se transforma. Precisa de impulsos e de um entendimento mais profundo para que se tornar um sentimento duradouro. Geralmente existem pedras nas quais tropeçamos, pesos de uma relação, dos quais não sabemos a origem. Intrigantes conexões com o passado, emaranhamentos, mas também potenciais incríveis e forças que até então, estavam ocultas, ficam evidentes.

Neste livro, o autor mostra que casais se descobrem de uma maneira totalmente nova e mais aprofundada. Conseguem encontrar um lugar na história de suas famílias, passando a conhecer assim também a outra pessoa de um novo ponto de vista, aprendendo a respeitá-la. Hellinger deixa claro que o amor à primeira vista é algo mágico. Mas uma “segunda vista” é essencial para que o amor dê frutos.

Qual destes livros de constelação você vai comprar?
Bem, como você viu, sugerimos nesta lista somente livros de constelação do Bert Hellinger, mas isso não significa que não existam outros grandes escritores na área. No entanto, nossas sugestões farão com que você tenha acesso direto à fonte do conhecimento, partindo do princípio de que tudo o que vem depois dos estudos e experiências de Hellinger. São ramificações dos estudos dele.


Leia todos estes livros de constelação e se especialize com palavras direto da fonte.


0 Comentários