Desafortunadamente, esbarramos em empecilhos que podemos chamar daquilo que, em geral, se diz "atrasos de vida", pois nos retardam em nosso processo a partir de pequenos fatos do cotidiano. 

E ai, conforme vivenciou, anotou e refletiu por inúmeras vezes o inomparável mestre Bert Hellinger da Constelação Familiar.

"Tudo que começa errado, ensina ele, termina errado". 

Da desordem só vem a ordem depois de muito sofrimento. Da guerra não se pode gerar a paz  e da inversão da ordem do amor ninguém pode extrair outra coisa senão a dor e as lágrimas.

Surgem desse feito, dificuldades em manter relações com os parceiros, com os filhos, pais e até mesmo no local de trabalho, inibindo que a gente possa se desenvolver de forma natural e orgânica. 

Nesse contexto, continue a leitura e entenda os benefícios imediatos da Constelação familiar, o legado do dr Bert Hellinger.




O que é Constelação familiar?
Vamos conceituá-la? 


Constelação familiar é um método de terapia criado por Bert Hellinger que visa o tratamento de transtornos comportamentais em indivíduos. Segundo o criador, fazemos parte de um campo mórfico que interfere em nossas ações. Tal campo é intrínseco à nossa vida e nos liga aos antepassados.


Nesse contexto, Hellinger afirma que esse campo é preenchido com todas as impressões de nossos antepassados, gravando padrões de comportamento. Assim, imersos nesse campo, temos a tendência de repetir tais atos, o que acaba interferindo em nossa vida. Dessa forma, ao mesmo tempo em que reproduzimos essas ações, perpetuamos ela aos nossos descendentes.



A Constelação veio para quebrar isso. 

Ela é capaz de detectar quais os pontos de ruptura psicológicos e emocionais nesse seio familiar. Diagnosticada a razão, parte-se para o tratamento. Assim, através de representações físicas desses sentimentos, seja feita por um parente ou objeto, descobre-se como isso está ligado ao paciente e como contornar a situação.




O que pode causar os conflitos atuais?



Há vários fatores que, segundo a visão da Constelação, reverberam e maculam nosso comportamento hoje. Ainda que algum deles tenham sido cobertos pela areia do tempo, sempre retornarão para cima com a brisa da instabilidade. Nesse contexto, confira alguma das heranças negativas que podem afetar uma pessoa:


Separações
Ainda que algumas pessoas cheguem em um acordo amigável de separação, outras reagem muito mal a ela. Assim sendo, as separações podem causar traumas, especialmente em crianças. Tal desordem quando encoberta reflete diretamente em algum tempo.





Hierarquia
Toda família é constituída por uma hierarquia. Mãe, pai, filhos, netos… No entanto, quando essa corrente é quebrada, pode ocasionar danos na estrutura familiar. Isso porque um membro de um setor diferente ocupa uma posição “superior”, por assim dizer.

Nesse contexto, tentar ocupar o lugar e imagem de outra pessoa pode danificar a sua relação com os parentes. Isso já que a responsabilidade pode ser desgastante.


Violência
Agressões, independente do meio, sempre são desastrosas. Contudo, dentro da família tende a reverberar aos demais, inclusive aos descendentes. O trauma causa rupturas em sua personalidade e o torna uma pessoa instável emocionalmente. Assim, o comportamento tende a se repetir no futuro se esse ente não for acompanhado.


Abortos
A presença de alguém ausente na família sempre é motivo de desconforto. Apesar de parecer confuso, na verdade é bem simples. A figura de um parente que nunca chegou a crescer e conviver com os demais sempre assombra a família. Deste modo, o círculo familiar é completado por um buraco vazio que significa, de certa forma, um fracasso naquele lugar.


Exclusão
Contrariando um dos princípios da Constelação familiar, a de que ninguém deve ser deixado de lado, muitas famílias excluem algum membro. Seja pelo seu comportamento ou por sua morte, os familiares tendem a se afastar daquela figura. Contudo, como cada membro faz parte do círculo familiar, algumas características deste ser ausente pode se refletir em algum outro parente.


Herança
As disputas por herança também deixam marcas nos descendentes. Sempre carregada por ambição e, às vezes, ódio entre os requerentes, isso afeta os demais membros. De forma direta e indireta, pode representar a miséria de um ente ou a ganância de outro, mesmo com uma vida mais confortável.


Para auxiliar na compreensão, leia também:  Para Que o Amor Dê Certo: conceitos-chave do livro
Benefícios da Constelação
Ainda que mude completamente nossas vidas, esses comportamentos erráticos podem ser eliminados pela Constelação familiar. Assim sendo, a terapia detecta a raiz do problema e trabalha diretamente para diluí-lo. Confira sete benefícios da Constelação em nossas vidas:



Alívio
Uma pessoa imersa em seu círculo familiar problemático demonstra constantemente dificuldades em se pôr diante de outras pessoas. Esses atritos provocados pelas inconsistências de sua origem o perturbam e o colocam numa posição bastante ruim. Contudo, a terapia pode trazer alívio a esse indivíduo, eliminando a tensão impregnada.



Família
Uma pessoa que se dispôs a ser constelado pode reatar seus laços com a sua família. Isso porque a ligação corrompida que os unia não existe mais. Assim, isso possibilita que ele os enxergue com novos olhos, valorizando a sua presença e convívio.



Relacionamentos
Uma pessoa marcada por traumas subliminares da família tende a reproduzir tais comportamentos. Seja pela influência ou tentativa de resolvê-los, um indivíduo certamente prejudicará a relação com o parceiro. Contudo, a terapia é capaz de restaurar o seu equilíbrio. Dessa forma, o constelado se tornará uma pessoa mais decisiva e amorosa.




Trabalho
Do mesmo modo que impede seu crescimento pessoal, os problemas de sua árvore também o afetam no trabalho. Isso porque a tomada de atitudes depreciativas oriundas de seus antepassados põe em risco sua atuação no mercado. Nesse contexto, a transformação permite que você enxergue o que causa danos e tome decisões certeiras e necessárias à sua carreira.



Comportamento
Ainda que uma pessoa seja boa, ela pode ter ações que a prejudicam e os demais. Sem querer, suas atitudes tomam um efeito crescente quando carregadas por impulsos. Aos poucos, esse comportamento declina a sua imagem. Entretanto, a terapia é capaz de enxergar tais ações e induzi-lo a melhorá-las, beneficiando os seus relacionamentos.




Financeiro
Um dos benefícios da Constelação também se aplica ao uso do dinheiro. Nesse contexto, uma pessoa com gastos descontrolados afeta gravemente o círculo familiar em que vive e as amizades próximas. Assim, quando a terapia entra em vigor, o constelado se mostra capaz de fazer um uso consciente dos seus recursos, podendo melhorar fisicamente o ambiente e relações onde se encontra.



Comunicação
Infelizmente, esses traumas familiares são capazes até de mexer com nossa fala. Devido à insegurança que carregamos, podemos apresentar dificuldades em nos pôr diante de uma plateia para verbalizar. Ao ser constelada, uma pessoa se torna mais confiante e comunicativa, vencendo qualquer barreira de diálogo imposta.


Onde aplicar?
A Constelação familiar é bem flexível quanto ao ambiente onde é trabalhada. Desse modo, é possível usá-la em casa, no trabalho, escolas e até em hospitais. Isso viabiliza o seu uso em qualquer ambiente onde é inserida.


Exemplos
Uma menina de 11 anos apresentava gagueira em sala de aula e se comunicava com pouca frequência. A professora afirmou que a inibição começava a afetar as suas notas. Quando sabiamente decidiu aplicar a terapia, descobriu que ela recebera o nome da irmã que morreu engasgada com comida aos noves meses.


Devido ao tratamento, esta mesma jovem apresentou resultados positivos em dois meses, deste jeito reestruturando suas notas e comportamento em sala de aula.


Assim sendo, percebe-se que os benefícios da Constelação familiar são notáveis. Após tanto sofrimento e impedimento, a terapia é certeira quando aquilo que busca e o meio para tratá-lo. Não é um caminho fácil, contudo é recompensador descobri-lo.


O principal objetivo é a sua mudança como pessoa e profissional. Por tabela, seu nosso comportamento afeta positivamente o círculo em que vive. Não só você recebe os benefícios da Constelação, mas os seus companheiros também.


Se está pensando em se tornar um constelador, já está no lugar certo. Nosso curso de constelação familiar abrange todos os aspectos da técnica e os molda para que você os absorva ao máximo. Isso porque a metodologia de ensino trabalha cada indivíduo como único, enxergando o potencial que este tem para tratar alguém.



0 Comentários