“As grandes soluções aparecem nas palavras que emanam do silencio e da solidão”. Li e anotei de um projeto de sermão do holandês padre Eusébio van den Aardweg, meu amigo e amigo também de Bert Hellinger.

Essa frase me diz muito, sempre fui de falar muito, me expressar demais pela quantidade, e ali sai aprendendo que a maior forma de expressão é o silêncio, pois nele encontramos muitas respostas.

No silêncio e na meditação, conosco mesmos, vamos construindo algo sólido e amadurecido. Coisas que se agissemos por emoção ou explosão não conseguiriamos encontrar o equilíbrio emocional tão necessário para enxergarmos o caminho a seguir.

Gratidão a eles e a todos quantos nos direcionam a sermos seres humanos melhores para nós mesmos e para o meio em que vivemos.

 

Lendo tudo até o fim, você mesmo vai concluir quão inspiradoras são as frases de Bert Hellinger.  

 

Bert Hellinger foi e continua sendo um dos maiores influenciadores comportamentais já conhecidos na terapia. Graças ao seu conhecimento, muitas pessoas reencontraram o centro de suas vidas, podendo viver de forma plena. Veja essas 15 frases de Bert Hellinger para refletir e reformular a sua vida.

As frases de Bert Hellinger carregam um ensinamento profundo. Graças a elas, podemos trabalhar individualmente alguns aspectos em nossas vidas e reuni-los posteriormente. É um trabalho minucioso, demorado, mas que no fim valerá a pena.

 

É como ter um conselheiro pessoal, guiando nossos passos e nos orientando. Bert possui um conhecimento valoroso e suas frases condensam bem o que ele guarda. Dessa forma, trata-se de um aprendizado contínuo.

 

1. “Fácil é aquilo que é permitido vir”

Para começar as frases de Bert Hellinger, começaremos por essa, que indica a permissão. Durante muito tempo, relutamos em nossas vidas para entender e aceitar algumas coisas.

Assim, por conta disso, acabamos atrasando nosso crescimento, dificultando as coisas. Quando permitimos que algo chegue até nós, temos mais facilidade em entender as coisas e trabalhar com elas.

 

 2. “Sem pai, sem vida. Sem pai, sem felicidade”

Nosso núcleo paterno é parte fundamental de nosso crescimento. Assim, graças a ele, recebemos um ideal que nos ajuda a nos tornarmos um adulto completo.

Contudo, quando essa ligação é interrompida, procuramos substituir isso com outros ideais, algo que foge de nosso desejo natural.

Dessa forma, quando a figura paterna é trabalhada e está presente desde a nossa infância, nos tornamos adultos mais completos, sadios e felizes.

 

 

 

3. “Sentimento de culpa é substituto da ação. Quem sente culpa não faz nada. Permanece passivo”

Por muitas vezes, elevamos nossa presença ao ponto de acalorarmos uma discussão. Contudo, mesmo falando o que desejamos, podemos por meio de ações ou palavras ferir seriamente aquele que ouve.

Assim, quando nos conscientizamos disso, sentimos o peso da culpa inerente.

Por medo de sermos rejeitados ou até agravar a situação, permanecemos inertes, assistindo ao seu grave desfecho.

 

 4. “Sábio é aquele que sabe os limites do que pode ou não ser feito”

Frequentemente, temos o costume de ir além ser ter recursos suficientes a isso. Ignoramos nossos limites, acreditando que sempre é possível dar um jeito em algo, mesmo sem poder.

No entanto, esse comportamento resulta nas mais variadas formas de sofrimento. Assim, quando temos plena consciência da situação, sabemos até quando podemos ir ou quando devemos parar.

 

5. “Uma pessoa está em paz quando todas as pessoas que pertencem à sua família tem lugar no seu coração”

Trata-se de uma das frases de Bert Hellinger que mais tocam. Aqui temos o valor da família em nossa vida, ajudando direta e indiretamente no nosso bem-estar.

Quando os membros têm um espaço reservado na nossa vida, nos sentimos mais completos. Além disso, podemos observar outros movimentos, como:

 

Companheirismo

Independente do momento, os indivíduos se sentirão confortáveis em estar perto sempre que possível. Isso é bastante importante para valorizarmos nossos laços. Graças a isso, teremos apoio incondicional em horas mais complicadas.

 

Reciprocidade

Da mesma forma que dão, ainda que não esperem, também recebem. Isso acaba gerando um ciclo positivo e constante de apoio entre as partes. Assim, serve cada vez mais para fortalecer a família.

 

 

6. “As grandes palavras surgem do silêncio”

Equivocadamente, recorremos à impulsividade em vários momentos. Dessa forma, por conta disso, entramos em situações que poderiam ser evitadas e em nada agregam em nossas vidas.

Segundo Hellinger, palavras verdadeiras precisam ser amadurecidas com o tempo para frutificar a compreensão. Assim, por meio delas, garantimos uma resposta certa e precisa.

 

 

7. “Ao parceiro/a : sinto muito, por favor e obrigado”

Em um relacionamento, podemos negligenciar a construção que possuímos com o parceiro. Assim, por nossos erros, esquecemos de dizer “sinto muito” e aos favores falta o “por favor”.

Precisamos reconhecer os valores que o parceiro tem e compartilha conosco. Cada ação mútua precisa terminar com um “obrigado/a”.

 

 

8.”Dever sem amor pouco pode. Apenas o amor o torna enriquecedor”

 

Podemos deduzir aqui a relação que muitos de nós tem com o emprego. Por necessidade ou visando apenas um salário alto, muitos de nós se dispõem a trabalhar em empregos que não gostam.

Assim, como resultado, temos uma produção apática, tensa e até mal-feita. Contudo, quando podemos fazer aquilo que amamos, nos sentimos mais livres e conseguimos fazer mais.

 

 

9.”A paz começa onde cada um de nós pode ser da forma que é”

 

Comumente, muitas pessoas abdicam da sua vocação ou vontade com medo dos julgamentos que sofrerão. Assim, como consequência, vivem uma vida incompleta, dedicados a uma posição que lhes deixam infelizes.

Quando vivemos nossa vontade, verdade e razão de viver, temos uma paz de espírito maior. Isso se aplica aos outros também.

 

 

10. “Na maioria das vezes, você não precisa de um novo caminho, mas de uma nova forma de caminhar”

Quase sempre, nos questionamos se a vida não seria melhor se escolhêssemos outro caminho. Acreditamos piamente que isso resolveria nossos problemas atuais.

Contudo, uma das frases de Bert Hellinger afirma que devemos mudar nossa forma de agir. Assim, o que está errado nem sempre é o ambiente, mas sim a forma como lidamos com ele.

 

 11. “O crescimento interno se realiza quando se dá espaço para algo novo”

Dentre as frases de Bert Hellinger, essa pauta discute diretamente o conhecimento como fonte de evolução.

Permeados pela mesma rotina dia após dia, ficamos impossibilitados de mostrar algo novo por causa de tanto repetir as mesmas tarefas.

Isso não afeta só aos outros, mas também a nós, que ficamos estagnados e não crescemos.

Contudo, quando nos permitimos ter experiências novas, conseguimos quebrar a casca e evoluir em muitos aspectos.

 

 

 

12. “Só o imperfeito pode evoluir. O perfeito já se estagnou, cristalizou-se. Portanto, só o imperfeito tem futuro”

 

Errar é humano e, segundo Bert Hellinger, é o aspecto da nossa vida que possibilita o crescimento. Aquilo que é perfeito está pronto, não evolui. Se a perfeição gera prepotência e estagnação, será que a perfeição é tão perfeita assim?

Essa frase de Bert Hellinger demonstra que nossos erros abrem espaço para impulsionar nossa evolução, permitindo que deixemos um estado para entrar em outro.

Contudo, aos que se recusam errar, isto é, os “perfeitos”, tal jornada não é permitida. Podemos observar que:

 

Decepção

Muitas pessoas não reconhecem nem admitem os próprios erros. Assim, por causa disso, se esforçam continuadamente para alcançar resultados impecáveis. Contudo, quando não conseguem atingir a perfeição, sentem uma decepção profunda por si mesmos.

Além disso, cultivam o receio de que isso passe uma imagem negativa para quem os rodeia.

Dessa forma, ainda que consigam alguns resultados, se privam da verdadeira tarefa de aprender. Isso porque se privam do aprendizado.

 

 

 

Motivação

Aos que entendem isso, o erro é entendido como uma oportunidade de melhorar. Assim, intuitivamente, sabem que a tentativa frustrada não pode ser o resultado final de todas as tentativas. Dessa forma, empregam mais esforço e energia até conseguirem superar a dificuldade. Ainda após isso, não desistem de tentar.

 

 

13. “A ânsia por perfeição é, na verdade, uma ânsia pela morte”

 

Segundo Hellinger, a nossa vida é algo inacabado. Poucos se dão contam disso e trabalham incansavelmente para serem perfeitos. Contudo, apenas os mortos são completos.

Deduzimos aqui que a morte seria o evento final de nossas vidas, o que encerraria o nosso ciclo terreno.

No mesmo sentido, Freud defendia que o impulso de vida e o impulso de morte estavam interligados. Na verdade, quando imaginamos uma vida somente feliz e sem dor, estamos imaginando uma vida sem acontecimentos. E isso beira a condição da morte, que é a completa falta do sentir.

 

14. “Todo o completo é silencioso”

 

Quando temos tudo o que precisamos na vida, as ferramentas que nos deixam completos, paramos de enxergar necessidades. Assim, não gritamos por elas, permanecendo em silêncio.

Nesse contexto, a sabedoria desta frase de Bert Hellinger inclui um estado de contemplação e plenitude silenciosa.

 

 

15. “Aos pais: obrigado, por favor e sinto muito”

Tiramos daqui que devemos agradecer aos pais pela nossa vida. Dessa forma, é necessário pedir concessão em qualquer momento e se desculpar pelos erros também.

Assim, entendemos que o relacionamento entre pais e filhos deve ser equilibrado e respeitoso.

Portanto, os filhos não devem julgar ou entrar em conflito com os pais. O caminho deve ser de:

 

gratidão (“obrigado”)

respeito (“por favor”) e

harmonia (“sinto muito”).

 

 

 


0 Comentários