“Quem recuar diante da realidade como ela é por ter o desejo interno de que ela fosse diferente, enfraquece.” (Bert Hellinger)

 .......................


É possível, prático e eficiente fazer Constelação Familiar Sistêmica no ambiente empresarial e/ou oragnizacional. E ajuda muito. 

Há inúmeros benefícios em se fazer Constelação no ambiente empresarial ou nas organizações. Sendo, o maior deles, o descrito no enunciado de Bert Hellinger, o bom ambiente de vida no trabalho.

 É possível que o método auxilie profissionais e agentes públicos a buscarem por essa via solução de conflitos interiores de pessoas individualmente e das equipes com dificuldade de cam. Há muitos benefícios que a Constelação oferece para os administradores e/gestores. 

 


O que fazem os profissionais de Administração?


Bert Hellinger dizia em outro enunciado da Constelação que “os pais dão aos filhos aquilo que eles próprios são.” 

Entendemos que assim também ocorre com o administrador, o gestor, as vezes o problema do ambiente da empresa é ele, e, pelo poder ascendente, usa isso para maquear a situação. Dessa forma a empresa não avança, o culpado é ele, mas ele é inocente porque arvora-se em juiz da situação.

Os profissionais de administração atuam diretamente em todos os setores de uma empresa. Isso porque eles precisam saber como cada repartição está funcionando. Indo de lucros e perdas à necessidades comerciais.

 Profissionais de administração também são responsáveis por saber como está a imagem da empresa para o mercado, o quão satisfeitos estão os clientes e os diretores, principalmente. 

Por isso, estes profissionais devem buscar todas as informações disponíveis e avaliar o que precisa de alteração e/ou aperfeiçoamento.

 E então deve repassar todas estas informações que coletou nos setores para a direção da empresa.

 

A saúde mental dos profissionais no expediente na empresa



O jovem perguntou: ‘Que devo fazer, para me tornar o que você foi?’ O Velho respondeu: ‘Seja’! (Provérbio oriental)

Sabemos que não só para profissionais de administração, como qualquer outro empreendimento ou projeto dar certo e ter sucesso é necessário que essas pessoas se esforcem para tanto.

 Um cuidado essencial é que as pessoas envolvidas tenham um propósito, uma função. Além disso, estejam realmente engajadas com os objetivos da empresa.

 Para isso, é necessário que estejam saudáveis e bem emocionalmente. Pode parecer bobagem, mas não é. Existem cada vez mais estudos indicando que quanto melhor emocionalmente um funcionário estiver, mais ele contribui para a evolução da empresa.

 

Quais elementos podem interferir na saúde emocional dos profissionais de uma empresa?


“Quem nega sua culpa e se esquiva de suas consequências tem sentimento de culpa e é fraco.” (Bert Hellinger). 

Existem vários fatores que podem interferir na saúde emocional de uma pessoa como:


 Seu relacionamento com a família;

Seu relacionamento com os colegas de trabalho;

Seu pertencimento na equipe em que atua, etc.


Sendo assim, profissionais de administração que estiverem com algum desses problema acima, passam a não render pouco no trabalho e até a criar confusão. 

Claro que esses fatores fazem diferença nos resultados da empresa.

Portanto o administrador da empresa, o gestor, por esse método consegue detectar que há algo de errado com aquela pessoa, ou aquela equipe. Isso faz toda a diferença no resultado final.

Porém apenas detectar que há um problema não ajuda totalmente, aponta o caminho mas não é o endereço procurado, pois não  soluciona esse tão grave problema.

 Neste momento é importante que os líderes do processo, em geral, profissionais de administração, tenham ferramentas que o auxiliem neste processo.

 


A Constelação na vida de Profissionais de Administração


“De nossos pais temos tudo: O que somos e o que nos falta.” (Bert Hellinger).

Nessa circunstância que a Constelação Familiar é uma excelente aliada, que tem se mostrado eficiente há decadas. 

Até porque os líderes de empresas e oragnizações, em geral, profissionais de administração, podem facilmente contratar os serviços de um Constelador. Ou, quem sabe, quão perfeito seria, essa pessoa mesma aprender o método fazendo o curso e tornando-se constelador.

 Com esta ferramenta em mãos, pode, até antever crises e rejuizos advindos de pessoas e equipes. E, mesmo ao detectar um problema, pode fazer uma constelação individual com a pessoa em questão, ou em grupo com toda a equipe. 

Desta forma, além de detectar um problema, ele poderá buscar sua causa e trazer isso à consciência das pessoas envolvidas. Desse processo advém as soluções buscadas.

 Muitas vezes pode ocorrer da pessoa estar com um problema na família e nem se dar conta disto. Então ela mantém comportamentos negativos que refletem ali na equipe, no trabalho. 

Pessoas em conflito familiar existencial, mesmo com a melhor ds intenções, atrapalham o funcionamento da equipe em que atuam, e, claro, por tabela da empresa no geral.

 

Vantagens da Constelação para gestores e profissionais de Administração


Ao invés de apenas julgar a pessoa que está passando por problemas pessoais e puni-la, como de praxe em 90% das empresas, o gestor ou administrador que também for constelador pode fazer uma Constelação familiar com a pessoa que apresenta um mau comportamento. E a partir daí descobrir o motivo disto e direcioná-la a buscar uma solução.

 Em outros casos o problema pode vir diretamente da empresa. Por exemplo quando cada funcionário não está bem definido no seu setor e suas funções também não estão bem definidas. 

Isto pode gerar problemas  e ao invés de procurar culpados, o administrador pode realizar uma constelação com aquele grupo de trabalho.

 E desta forma esclarecer para todos o que está trazendo as dificuldades e encontrar maneiras de regularizar a situação.

 As Constelações Sistêmicas são de extrema importância em todos os setores. E uma pessoa que deve se preocupar com todos os setores é o administrador de empresas.

 Portanto, uma equipe consteada ou um administrador que também é constelador, pode atuar de forma ainda mais eficiente e completa pela empresa. Pode além disso contribuir para o bem das pessoas, para que haja mais felicidade, alma de equipe e mais cooperação que em geral melhoram os lucros de qualquer organização, com todos os funcionários devidamente posicionados e fazendo o seu melhor com saúde e alegria.

 

Conclusão


Poder ajudar a si mesmo, aos colegas de trabalho e ajudar a empresa a crescer são alguns benefícios que um administrador de empresas terá ao praticar a Constelação ou fazer o curso.

 Além disso, de quebra, ele viverá num ambiente de trabalho muito mais saudável, com profissionais felizes e bem resolvidos.


0 Comentários